quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Charles Feitosa fala de filosofia e arte na conferência de abertura

A Conferência de abertura Criar (re) encontros do IV Encontro de Filosofia e X Seminário de Educação Estética reuniu hoje, 24 de setembro, no Teatro São Joaquim, professores dos 10 câmpus do IFG para a palestra “Transdisciplinaridade e Transculturalidade nas Artes e na Filosofia” com o professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Charles Feitosa.

Esta é a segunda vez que o autor do livro “Explicando Filosofia com a Arte” participa do Festival de Artes do IFG. Neste ano, a proposta é discutir a contribuição da filosofia contemporânea moderna e da arte na desconstrução do dualismo cartesiano (separação corpo/mente, teoria/prática, pensamento/ação). “Toda nossa pedagogia é baseada nestas divisões e no utilitarismo que nos acostumou a achar que tudo serve para alguma coisa, a filosofia e a arte, aparentemente, não servem para nada, mas elas têm grandes repercussões, servem para ganharmos a compreensão da nossa conexão com a realidade”.

A proposta do professor Charles Feitosa é que filosofia e arte contribuam para o intercâmbio entre as divisões e que haja uma reciprocidade entre corpo e mente. “É uma nova filosofia que enxerga o ser humano de uma outra forma e que tem uma relação com a realidade que não é imediata, mas é profunda”, afirmou o professor.

Ainda hoje, no decorrer do dia, acontecem, simultaneamente e em diversos locais, oficinas de filosofia e de artes em que participam alunos de todos os câmpus do IFG. Na Universidade Estadual de Goiás (UEG) os professores de filosofia participam de comunicações de trabalhos científicos, dentro da programação do IV Encontro de Filosofia. Amanhã pela manhã, no teatro São Joaquim, haverá uma conferência com a temática “Arte, linguagens e (re)encontros”, dentro do X Seminário de Educação Estética.

Programação Artística

A Companhia de Teatro Sala 3, com o teatro lotado de estudantes de diversas escolas da cidade, abriu hoje pela manhã a programação do dia do evento com o espetáculo “Cora Coralinha”. Repleto de elementos lúdicos, a história traz trechos da obra da poetisa vilaboense interpretados por Aninha (personagem de Cora quando criança) que se encontra com uma companhia de teatro falida que a ajuda na busca pela casa da ponte.

Hoje, às 17h30, começam as apresentações no Palco Aberto, localizado na Praça do Chafariz. No teatro São Joaquim, às 19h, o coro cênico Ciranda da Arte apresenta o espetáculo "Rapsódia". A programação do dia será encerrada pela Orquestra de Violoncelistas da Amazônia, do Pará, que se apresenta às 21h na Praça de Eventos.

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás/Reitoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário