quinta-feira, 26 de setembro de 2013

“Momento com o Patrimônio” enriquece programação do Festival de Artes


Os alunos do IFG que participam do Festival de Artes têm a oportunidade de participar de uma ação educativa realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). O objetivo é apresentar o conceito de patrimônio histórico e o trabalho de conservação realizado pela Instituição. Sempre às 10h30 são realizadas palestras abertas aos estudantes vindos dos diversos câmpus do IFG.

Hoje participaram 26 alunos dos câmpus Aparecida e Luziânia. Felipe Mattiello, aluno do curso Integrado de Mecânica do câmpus Luziânia, se surpreendeu ao saber que existem bens tombados pelo IPHAN em sua cidade. “É a primeira vez que tenho contato com o tema e foi importante saber que existem prédios tombados e fiscalizados pelo IPHAN em Luziânia”.

Beatriz Otto de Santana, palestrante de hoje e coordenadora técnica do IPHAN, fez um apanhado geral sobre as categorias de patrimônio reconhecidas pelo IPHAN e sobre o trabalho de normatização realizado pelo órgão. Ela também ressaltou a importância do título de Patrimônio da Humanidade conferido à Cidade de Goiás. “Esta cidade é uma joia que conseguiu preservar na íntegra 70% de suas edificações”.

A palestrante também falou sobre a importância da implantação do câmpus IFG na cidade de Goiás. “O IFG ocupa hoje o quartel do XX, um bem tombado que está inserido num conjunto histórico maior. Esta ocupação representa a retomada da história do Instituto nesta cidade, o que é muito importante para a população e também para nós do IPHAN”, enfatizou.

Para Selma Saddi, superintendente regional do IPHAN, o espaço no Festival de Artes favorece uma maior aproximação com a juventude. “Esta parceria do IPHAN com o IFG é essencial para viabilizar este contato, oportunizando a conscientização de nossos jovens sobre a importância da preservação do patrimônio”.

Comunicação Social/Câmpus Cidade de Goiás

Nenhum comentário:

Postar um comentário